Velamar22
Velamar22
Principal
Notícias
Fórum
Fotos
Vídeos
Classificados e Tripulantes
Contato
Procurar
A Classe
Estatuto
Administração
Circulares
Atas
História da Praiana
Desenhos V22
Flotilha Rio
Flotilha Brasília
Regatas
Calendário
Av/Inst Regatas
Resultados
Ranking
Regulamento
Arquivo 2016
Arquivo 2015
Arquivo 2014
Arquivo 2013
Arquivo 2012
Arquivo 2011
Arquivo 2010
Arquivo 2009
Arquivo 2008
Arquivo 2007
RSS Velamar22
spacer
Regata Solitario - o último dia do verão PDF Imprimir E-mail
Por Armando Faria   
22 de março de 2016

Arquivo V22

O último dia do verão honrou a estação. Vento social, muito sol e três barcos compareceram à largada: Alegrete, Picareta e Smooth, aos quais se juntaria o Thaissa I, quando a flotilha passou pelo Sailing. Assim seguimos os quatro para cumprir o percurso 2 Maria Tereza, boia preta, Maria Tereza. 

Passando a ponta do Seabra, ao arrumar a buja, saí do rumo e me aproximei do Smooth. O Oscar, pirata de primeira linha, me ofereceu uma cerveja, que, tão pronto aceitei, me foi arremessada, mas para fora do barco. 

Foram quatro voltas para conseguir pegar a cerveja, e caí para último. Três barcos à minha frente o Oscar fazia um 360º para se penalizar, mas seguiu na liderança. 

Montamos Maria Tereza e encontramos um ventinho de sul, rondando para sueste, com maré vazante. Todos foram para o canal, e em último nada me restava senão tentar algo diferente. Fui espetando o barco, mantendo a velocidade, com a maré me jogando para a boia preta, e o vento rondando favorável. Ao lá chegar, ainda contei com os adversários sangrando a boia, para montar em terceiro, lado a lado com o Alegrete. 

No popa, a tática foi a menos ortodoxa. Enquanto o Smooth, foi para a enchente que corria perto de Niterói, o Alegrete ficou no meio termo. Optei pelo canal, com a mare vazante, mas muito mais vento, que dava ao Picareta velocidade suficiente para ao final da perna ultrapassar todos os barcos. O Thaissa I com um pouco mais de vento do que o Alegrete, pois veio mais para o meio do canal, conseguiu superar o Alegrete que ficou num buraco de vento. O Smooth, apesar da enchente, ficou boiando, sem vento. 

Ao chegar na Maria Tereza, Smooth e Picaretas estão juntos, mas o Oscar errou a montagem, tendo que desfazê-la e refazê-la. Passei à frente e velejei o vento até à chegada. O Oscar, com problema no braço, não conseguiu segurar o segundo lugar. 

Ao final, Tito do Thaissa I, solicitou que fosse incluído na súmula, mas que se os adversários não aceitassem, não haveria problema. Perguntados, os dois comandantes reconheceram que ele mereceu o segundo lugar, afinal ele entrou atrás da flotilha. Prevaleceu a camaradagem da classe.

Foi um sábado de confraternização, com a ausência sentida de barcos do Praia Clube, em uma regata que não dependia de tripulação. O aluno Jonas (timoneiro do Alegrete e secretário do Grêmio de Vela e Remo da EFOMM) ratificou que há 60 alunos de vela no GVR, e que é possível solicitar tripulantes para qualquer regata. Para isso, basta entrar em contato com Jonas (12) 996 279 077 ou Quintino (21) 981 196 346 (telefone ou whatsapp) ou pelo email  

Vamos para a raia, tripulação não é desculpa. 
Bons ventos
< Anterior   Próximo >

 

 

Advertisement

 

Copyright 2000 - 2005 Miro International Pty Ltd. All rights reserved.
Mambo é um Software Livre liberado sob a licença GNU/GPL.
Tradução e Suporte MamboBrasil.org
spacer