Velamar22
Velamar22
Principal
Notícias
Fórum
Fotos
Vídeos
Classificados e Tripulantes
Contato
Procurar
A Classe
Estatuto
Administração
Circulares
Atas
História da Praiana
Desenhos V22
Flotilha Rio
Flotilha Brasília
Regatas
Calendário
Av/Inst Regatas
Resultados
Ranking
Regulamento
Arquivo 2016
Arquivo 2015
Arquivo 2014
Arquivo 2013
Arquivo 2012
Arquivo 2011
Arquivo 2010
Arquivo 2009
Arquivo 2008
Arquivo 2007
RSS Velamar22
spacer
Regata CIAGA, novamente boa presença dos V22 com sete barcos na raia. PDF Imprimir E-mail
Por Plínio Cabral   
19 de setembro de 2013


 
  Foto: Arquivo   Dessa vez corremos com Lula, Paulão e pudemos contar com a experiência do Santa Cruz.

Com largada próximo ao Clube Naval e a tradicional sombra do Morcego a dúvida é: arriba pra Icaraí ou tenta passar orçado. E com a confusão de sempre, ao meu ver a regata se definiu logo após a largada uma vez que conseguimos nos livrar do bolo e abrir boa vantagem.          


Contornamos a Boa Viagem, balão em cima, optamos por seguir para boia próxima ao paiol, mais pelo meio do canal, quando observamos o Smooth andando muito bem, próximo ao Gragoatá, demos um jibe e entramos um pouco para proteger, logo em seguida o Rocas balonando mais para o meio do canal vinha se aproximando muito. Felizmente para nós o Smooth ficou numa condição desfavorável ao se manter muito afastado do canal que embora abrigado da maré vazante, não gozava da mesma condição de vento bem mais intenso no meio da raia, facilitando nossa vida, podendo assim "jaibear" para marcar o Rocas. 

Conseguimos administrar a vantagem no popa até à montagem da boia, seguindo em um través até as feiticeiras, bordo esse que dificilmente proporciona mudanças de posições.

Ao montar a primeira bóia encarnada do parcel subimos um pouco e cambamos na direção da Boa Viagem, o Rocas escolheu subir um pouco mais e o Smooth cambou imediatamente após a boia.

Conseguimos proa para passar a Boa Viajem graças a maré, algumas espetadas na orça, e a escora do Paulão. O Rocas se manteve um pouco mais arribado e quase não conseguiu passar sem ter que cambar. 

Seguimos em direção a boia montada em Icaraí e continuamos em direção a Fróes sem cambar para boia, pois concluímos que estaríamos mais abrigados da maré e num bordo mais positivo uma vez que as condições de vento não diferiam muito.  Foi ai que o Rocas optou por cambar em direção ao Morcego e estendeu muito o bordo o que implicou na ultrapassagem do Smooth que seguiu nosso bordo.

Daí em diante foi só marcar e embora ambos, Smooth e Rocas, se aproximaram bastante, não havia muito risco de sermos ultrapassados, salvo um erro de manobra, o que felizmente não ocorreu.

No mais foi um bom fim de semana, sobretudo com a volta do Carlinhos Ravena (vulgo Bolinha), o Regatinha, a presença do Marcelo Gilaberte a bordo do Rocas e Smooth do comandante Ricardinho e tripula que há algum tempo não nos honrava com a  presença.

Espero vê-los todos novamente no próximo final de semana na Regata do ICB

Até lá!

Plínio Cabral
< Anterior   Próximo >

 

 

Advertisement

 

Copyright 2000 - 2005 Miro International Pty Ltd. All rights reserved.
Mambo é um Software Livre liberado sob a licença GNU/GPL.
Tradução e Suporte MamboBrasil.org
spacer