Velamar22
Velamar22
Principal
Notícias
Fórum
Fotos
Vídeos
Classificados e Tripulantes
Contato
Procurar
A Classe
Estatuto
Administração
Circulares
Atas
História da Praiana
Desenhos V22
Flotilha Rio
Flotilha Brasília
Regatas
Calendário
Av/Inst Regatas
Resultados
Ranking
Regulamento
Arquivo 2016
Arquivo 2015
Arquivo 2014
Arquivo 2013
Arquivo 2012
Arquivo 2011
Arquivo 2010
Arquivo 2009
Arquivo 2008
Arquivo 2007
RSS Velamar22
spacer
6° Campeonato Brasileiro da Classe Velamar22 PDF Imprimir E-mail
Por Henrique Thoni   
10 de junho de 2013

Foto: Gustavo Sirelli

Terminada a quinta regata da série, na tarde de domingo de 2 de junho, estavam as 10 tripulações cansadas porém satisfeitas. Velejaram neste dia com muito vento, rajadas de até 25 nós, que exigiram de todos muito esforço, concentração e boa sincronia a bordo. Alguns leves arranhões e hematomas eram os troféus pessoais de cada um dos participantes do sexto Campeonato Brasileiro de Velamar 22.

A competição não começou tão animada, no primeiro dia de regatas, quinta feira 30 de maio, o exercício foi de paciência enquanto todos esperaram por horas até que a comissão de regatas desistisse de esperar pelo vento. No dia seguinte a Regata do Patrocinador, um evento que não pontuava, mas que buscava privilegiar e agradecer o investimento do patrocinador do YEN Motors, concessionaria Mitsubishi, e o apoio da Cervejaria Noi, Velas Olimpic, Kangaabox coolers e Focus Brindes. Também não aconteceu, e o vento parecia que não ia entrar nunca.

As regatas de sábado foram antecipadas para as 10 da manhã, os ventos matinais não são os melhores, mas diante da escassez, tínhamos que tentar aproveitar o que nos fosse brindado.

 Mas o sábado foi generoso, e conseguimos realizar 3 regatas muito disputadas com ventos de sul / sudeste, sob um lindo céu azul. A primeira vencida pelo Veleiro Salina, do Praia Clube São Francisco, e as duas seguintes pelo Veleiro Smooth, do Rio Yacht Club. E estes terminaram o dia em segundo e primeiro respectivamente, seguidos pelo terceiro colocado então, Veleiro Picareta, também do RYC.

Foto: Alexandre Accioly
Disputa acirrada

Tripulados por 4 pessoas o Velamar 22 é conhecido como um veleiro um pouco arisco, com mais área vélica do que sua quilha consegue compensar. Se o vento refrescar, requer muita movimentação a bordo e uma dose extra  de energia de seus tripulantes. E assim foi feito no Domingo.

A princípio fomos todos para a raia sem vento, as previsões confusas. Mas aproximadamente às 15hs, o sudoeste rompeu a massa quente e entrou rasgando. O barcos ciscavam na enseada de São Francisco com as tripulações na escora, mas mesmo assim eles adernavam sem nos dar importância. Foi uma tarde maravilhosa e emocionante. Que teve duas regatas vencidas, a primeira novamente pelo Smooth, e a segunda pelo veleiro Focus. Com a série completa, o Smooth, timoneado pelo experiente Ricardo Thimoteo da Costa sagrou-se tetra campeão brasileiro da classe.

O evento foi encerrado com uma festa no Praia Clube São Francisco, com direito a churrasco, chopp, sorteios e muita confraternização, e naturalmente a entrega de prêmios. Um momento de celebração do nosso prazer em velejar e cultivar amizades na vela.

Henrique Thoni
Presidente da Classe Velamar22 - RJ

Image
< Anterior   Próximo >

 

 

Advertisement

 

Copyright 2000 - 2005 Miro International Pty Ltd. All rights reserved.
Mambo é um Software Livre liberado sob a licença GNU/GPL.
Tradução e Suporte MamboBrasil.org
spacer