Velamar22
Velamar22
Principal
Notícias
Fórum
Fotos
Vídeos
Classificados e Tripulantes
Contato
Procurar
A Classe
Estatuto
Administração
Circulares
Atas
História da Praiana
Desenhos V22
Flotilha Rio
Flotilha Brasília
Regatas
Calendário
Av/Inst Regatas
Resultados
Ranking
Regulamento
Arquivo 2016
Arquivo 2015
Arquivo 2014
Arquivo 2013
Arquivo 2012
Arquivo 2011
Arquivo 2010
Arquivo 2009
Arquivo 2008
Arquivo 2007
RSS Velamar22
spacer
Tempo, tempo, tempo, tempo... PDF Imprimir E-mail
Por Marcelo Gilaberte / Jurandir Roiz   
26 de março de 2013

Focus, campeão estadual inédito, confirma a vocação da classe Velamar22


Foto: Ronaldo Cordeiro
Decisão na chegada

No último domingo, logo depois da última regata do campeonato estadual, a festa de confraternização da classe Velamar22 consolidou as nossas marcas registradas: alegria, amizade e muita descontração.

A adrenalina provocada pela competição foi deixada na raia. Bem ao estilo de dez anos atrás, quando meia dúzia de três ou cinco barcos se apresentavam para as regatas e, depois de correr, tinham suas tripulações reunidas no cais para comentar e saborosamente encarnar uns nos outros.
 
Ainda hoje, não são nossos concorrentes, são companheiros. Adversário, só o stress (e, às vezes, as esposas. Mas saio escondido...).
 
Naquele tempo, o importante era ver o companheiro na água e não era difícil ver um barco competindo com vela de outro, simplesmente para não ficar de fora. Em 2003, Seqüela e Baruk tinham o numeral BRA 722, marca da camaradagem da classe. Este ano, vimos Picareta e Veliger com o mesmo numeral BRA 20.
 
Isso não mudou. E ainda hoje é um tal de vela emprestada – até entre as regatas (obrigado ao Picareta, na 5ª regata) –, balão emprestado, pau de um, cabo de outro... Só não podemos mexer com o charuto do Paulo Cesar (Elmo-Leviatan)

Muito bom. Mas podia ser ser muito melhor.

Nesse estadual, houve 12 barcos. Um show! Mas ao ver em terra o Asa Thor, La Brise, Cerveja, Contravento, Vela e Mar, Baruk... Dá uma tristezinha e fica o gostinho de que poderíamos ser 16 ou mais.
 
Foto: Ronaldo Cordeiro
Sete dos doze barcos no mesmo quadro

Aqueles três ingredientes (alegria, amizade e muita descontração) permitiram, em 2002, que a classe fosse federada com a realização da Taça Velamar 22, sediada no PCSF – berço da classe, como disse o diretor de vela do clube, André Pereira.
 
O mais gratificante para aqueles que lutaram para federar a classe, é ver que nos últimos anos aumentou o número de barcos, aumentou a festa da vela. Além disso, os novos e jovens velejadores se sentem acolhidos e integrados ao grupo, algo nítido com no campeão atual: novo na vela, assim como a tripulação de 2003 que, naquele ano começava a velejar de oceano.
 
Outro fato que enche a Velamar22 de orgulho é que todos que estavam na raia há dez anos continuam a vibrar e ir ao mar. Independente de vitória, fazem por gostar de velejar na classe que, hoje, é uma das que mais leva velejadores para a raia.
 
A cada regata que corro neste barco e nesta classe agradeço por ter comprado um barco e seguido o conselho do dono anterior, que pediu: “agora tem de fazer a classe”. Fizemos!
 
Hoje, os integrantes do Seqüela ainda estão na água, espalhados pelos barcos. Se um tira fotos na CR, outro está no Regatinha, mais um na proa do Marokau e o último tomando bronca nas catracas do Salina. Enfim, viciados em Velamar22. E sempre lutando com alegria para o brilho da classe.

Agradecimentos etc.

Parabéns à Comissão de Regatas, à organização, aos apoios de secretárias, marinheiros, fotógrafos e torcida.
 
Obrigado a Éolo, senhor dos ventos que permitiram regatas limpas e no cronograma.
 
Parabéns a cada um dos participantes, pois vi superação e amadurecimento de todos em muitos pontos.
 
Obrigado à minha tripulação e a todos os competidores, por proporcionarem um ótimo campeonato.
 

Agora, vamos contagiar nossos amigos ausentes para que possamos nos multiplicar no Campeonato Brasileiro.
 
Abraços a todos e até uma nova diversão.


Marcelo e Jurandyr
< Anterior   Próximo >

 

 

Advertisement

 

Copyright 2000 - 2005 Miro International Pty Ltd. All rights reserved.
Mambo é um Software Livre liberado sob a licença GNU/GPL.
Tradução e Suporte MamboBrasil.org
spacer